Incentivo à criação de conteúdo descentralizado

Dia 45

Depois de falar sobre o problema que enfrenta os criadores de conteúdo no Youtube, vou comentar sobre algumas soluções que tem um caráter um pouco mais descentralizado e que podem se tornar uma alternativa para os criadores que buscam remuneração para o tempo que gastam criando.

Uma das ideias consiste em leitores remunerarem os autores diretamente (sendo texto ou vídeo). Os leitores votam dando pequenas valores (centavos) nas postagens que acham boa ou relevante e então incentivando quem as criou a criar mais.

O site que hospeda o conteúdo criado, tem custo e precisa pagar as contas, por isso, nesse exemplo, o criador paga uma pequena quantia para fazer a postagem. É essa quantia que mantém o site no ar. Além da remuneração do site, ter que pagar para postar é um jeito de evitar que postagens completamente inúteis sejam feitas.

O alcance de plataformas assim ainda é pequeno. Poucas pessoas se interessam em pagar pra postar já que temos tantas plataformas que alcançam mais pessoas e são totalmente grátis. Geralmente quem cria, quer audiência para o que está sendo criado e usar uma plataforma que tem pouco audiência é um fator desanimador.

O estrangulamento dos criadores, em especial os de temas controversos, pode levá-los a redes alternativas e essas em que a remuneração vai direto para o criador podem ser uma opção.

Um site que faz isso chama-se Yours.org

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Saturday, 23 de September de 2017 às 20:30. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus