Pediu pagou

Dia 59

Tem duas coisas que me chama atenção no atendimento em alguns bares (também chamados Pubs) e restaurantes.

Pagar logo depois de pedir
Em alguns restaurantes, mesmo o pedido sendo levado pelo garçom, o pedido é feito por você no balcão e o pagamento é feito na hora. Outros acontecem como no Brasil, onde o pagamento é feito ao final.

Eu sempre achei que a ideia de fazer o pagamento todo ao final seria para que o cliente perdesse um pouco da noção do quanto está gastando e então gastar um pouco mais só vendo o valor total ao final. Ao mesmo tempo, pagar assim agiliza as coisas. Por parte do cliente é só levantar e ir embora depois que terminar, por parte do restaurante/bar eles não precisam se preocupar com quem pagou ou não.

Retirar o menu depois do pedido
Esse eu acho mais complicado de entender. Logo após você fazer o pedido, eles retiram todos os menus da mesa. Eu sempre acho que deixar o menu facilita que outros pedidos sejam feitos. Não precisa chamar o garçom novamente só para pedir o menu.

Acho que eles esperam que você faça o pedido "completo" já de primeira, ou seja, já peça a sobremesa (e se for o caso a entrada) junto ao pedido principal. Eles se preocupam em trazer o pedido da sobremesa depois que você termina o prato principal. Mas e se eu não sei se vou aguentar comer sobremesa? Porque não deixar o menu para quando eu terminar, poder dar uma olhada "no que tem de sobremesa para pedir...". Já deixei de pedir sobremesa só pela preguiça de ter que pedir o menu novamente.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on sábado, 07 de outubro de 2017 às 21:17. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus