Redes Sociais

Dia 58

Pra que ter redes sociais? A ideia é boa. As pessoas compartilham o que acham interessante e desde que você siga as pessoas que tem "bom gosto" você vai ver coisas interessantes.

Isso é, pelo menos, como deveria ser.

O problema é que quem comanda as redes sociais não está nem ai se você vai receber coisas de pessoas interessantes. Eles só querem que você fique o mais tempo possível conectado. Para isso eles tendem a te mostrar mais coisas que você gosta. É bem fácil perceber que com o tempo os posts de pessoas e grupos que você curti começam a aparecer mais. Ou seja, tendem a te mostrar aquilo que você curti e menos aquilo que você deixou de curtir.

Isso acaba gerando o "efeito bolha" já que você não recebe posts que te desagradam (já que você não curtiu) e então só recebe opiniões que já são parecidas com as suas.

Não tem muito o que fazer pra mudar isso. E é por isso que eu pergunto: pra que ter redes sociais?

Não tem ganho ficar reforçando sua visão. Ou seja, se você já pensa de um jeito, e só vai receber opiniões e notícias que no geral vão ser pra reforçar aquilo que já pensa, sair da rede não vai piorar em nada. Pelo contrário vai te dar mais tempo pra fazer outras coisas.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on sexta, 06 de outubro de 2017 às 22:42. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus