Você faz backup?

Dia 39

Backup é igual seguro de saúde, a gente só dá valor quando é tarde demais. Deveríamos nos preocupar constantemente com o backup dos dados que são importantes.

Vídeo dos filhos e netos. Fotos das viagens e momentos importantes. As pessoas confiam no celular ou no computador para manter essas coisas salvas para a posteridade. O que acontece se o celular quebrar ou for roubado? O que acontece se o computador "morrer"? O cara de TI nem sempre consegue fazer milagre e salvar "sua vida" quando algo trágico acontece.

Muitos confiam na "nuvem" pra deixar as coisas salvas. Eu diria que essa é uma solução mais confiável que deixar no computador. Por outro lado, se tiver dados sensíveis, o risco deles caírem em mãos erradas é maior quando está na nuvem. Ainda assim é a opção mais conveniente (especialmente para quem tem poucos conhecimentos técnicos).

Não confie no seu celular e no seu computador apenas para salvar suas coisas. Use um serviço de nuvem ou um HD externo para fazer o backup dos documentos, fotos e vídeos importantes.

Se por acaso for informação sensível, eu aconselho procurar um cara de TI confiável para ele te ajudar a salvar suas coisas de maneira mais privada.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Sunday, 17 de September de 2017 às 20:29. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus