O que como

Omelete

Dia 23

Se leu o texto sobre Jejum Intermitente(JI) você já sabe quando eu como. Lá eu falo que não importa para o protocolo o quanto você come e isso depende tanto do objetivo quanto da composição corporal de cada um.

Na mesma época que conheci o JI eu também tive contato com o Low Carb (baixo carboidrato). A ideia é você cortar quase por completo todo o carboidrato e açucares que consome. Isso mesmo. Todas aquelas delícias de bolo, pizza, sorvetes, doces, refrigerantes. Não pode.

O que pode? Tudo mais. Gorduras (vegetais e saturadas) e proteínas. Carne vermelha, peixe, frango (com pele ainda melhor), bacon, queijo, ovo, leites e derivados (doce de leite não, né?), nozes.

A ideia por trás do Low Carb é você consumir as calorias e evitar os picos de insulinas que os carboidratos e açucares provocam no corpo. Consumir uma quantidade grande gordura (acima do que o seu corpo consome durante o dia) é ruim. Mas se você consome essa quantidade e ainda come um docinho depois ou toma um refrigerante junto é muito pior.

Eu cheguei a assistir uma aula (no youtube) de Bioquímica sobre Gliconeogênese pra tentar entender como o processo funcionava

Sendo resumido, funciona assim: Tudo que você come, vira lá no final, glicogênio e vai pra corrente sanguínea. Quando esse nível passa de um certo ponto a insulina é liberada. Ela está lá pra reduzir o nível da glicose(glicogênio) no sangue. Esse glicogênio tem basicamente 3 lugares pra ir: Músculos para serem consumidos como energia imediata; fígado para ser ser utilizado quando a energia dos músculos acabarem; gordura que será quebrada quando as outras fontes estiverem acabando.

O que cabe de glicogênio nos músculos e fígado é bem limitado. Então, se o consumo de energia(glicogênio) for baixo, muita coisa vai virar gordura.

Outro fator relevante é o quão rápido carboidrato e açucares viram glicose versus gordura e proteína. Por serem quebrados de maneira rápida, muita caloria (em forma de glicogênio) chega ao sangue muito rápido, ou seja, vai sobrar muita coisa pra ser estocado em forma de gordura.

Vou passar um resumo da minha refeição (quase) diária:

  • Multivitamínico pela manhã
  • Não tomo café da manhã. Deixo pra quebrar o jejum lá pro meio dia.
  • Almoço: 6 ovos, 2 fatias de bacon, 5 fatias de queijo.
  • 3 scoops de whey protein
  • 1 scoop de hipercalórico
  • 100g de nuts
  • Muita áuga o dia todo

Isso tudo deveria dar pouco mais de 3 mil calorias. Muita comida? Teoricamente eu deveria comer ainda mais... ;-)

Se tiver interesse, faça perguntas que tentarei explicar mais do que aprendi.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Friday, 01 de September de 2017 às 22:33. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus