Cortisol

Cortisol

Dia 24

Cortisol é um hormônio também conhecido como hormônio do stress. Como todos os hormônios ele tem uma função importante para nossa vida, mas aqui eu queria falar dos problemas que ele pode causar quando combinado com seu hormônio antagonista, a insulina.

Quando insulina e cortisol estão presentes ao mesmo tempo, eles geram um aumento na produção de células adiposas, mais conhecidas como gordura. [1] Quem não quer ganhar gordura deve evitar essa combinação.

O cortisol aparece basicamente em 2 momentos: momentos de estresse e quando acordamos pela manhã.

Eventos trágicos, fim de relacionamento, perda de alguém, momentos de muita ansiedade, etc. Tudo que gerar um estresse para o corpo vai liberar cortisol no sangue.

Qual a reação de muitos em momento de ansiedade? Comer. E geralmente são comidas calorias, com altos teores de carboidratos, açúcares.

Sabe aquele chocolate para aliviar a T.P.M.? Pois é...

O que as pessoas comem no café da manhã? Basicamente carboidrato(pão, bolo, biscoitos) e açúcar (mel, frutas).

Nos dois momentos que ter um pico de insulina vai contribuir muito para o acúmulo de gordura é quando comemos mais coisas que vão estimular a insulina. Por isso, faz muito sentido no café da manhã comer alimentos como bacon, queijo, ovo ao invés de pão, bolo e biscoitos.

Por volta de 2 horas após acordarmos o cortisol já está baixo e fica um pouco mais "seguro" ter insulina no sangue.

Se ficar no Low carb é mais seguro ainda.

Além de ajudar no acúmulo de gordura, o cortisol é um hormônio catabólico. Ou seja, você que está querendo ganhar massa muscular, vai ser prejudicado se passar por momentos estressantes. Uma dica é tomar Glutamina como suplemento para ajudar a combater os efeitos do cortisol.

Até amanhã!

[1]https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3546356


Written by Eduardo Elias in 100posts on Saturday, 02 de September de 2017 às 22:54. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus