Jejum Intermitente

Jejum

Dia 22

Jejum Intermintente (JI) é um protocolo que te diz quando comer. Nesse texto vou apenas relatar minha experiência. Não tenho o objetivo nem de convencer, ou mostrar quais os possíveis benefícios de fazer o JI.

Se quiser saber mais, Google está ai pra isso. ;-)

Assim como a maioria das pessoas, eu sempre ouvi que se deve comer de 3 em 3 horas. Ficar com fome é ruim, tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer ganhar peso (com músculos).

O que me chamou atenção nesse protocolo é a simplicidade. Sempre achei muito estressante a obrigatoriedade de ter que comer de 3 em 3 horas. Tinha que ficar levando comida pro trabalho ou me preocupando qual foi a última vez que eu comi para não passar das 3 horas. Eu odiava.

Ai descobri o JI. Uma fórmula bem simples: Você come tudo que tiver que comer por dia durante uma janela de 8 horas seguidas e então fica em jejum (basicamente só na água) pelas 16 horas seguintes (contando com as 7-8 horas que está dormindo).

Pra começar eu escolho, baseado no meu dia, quais serão essas 8 horas. Pode terminar logo antes de dormir, pode começar logo que acordar.

Durante a janela de 8 horas eu posso comer qualquer quantidade que eu quiser. Tudo de uma vez, dividido a cada hora, duas vezes... Tanto faz desde que chegue ao final das 8 horas e tudo que eu tinha que comer no dia está comido.

Algumas possíveis dúvidas:

  • O protocolo é sobre quando comer. O quanto ou o que come depende de cada um e não faz diferença para o protocolo.
  • Existem outros protocolos com o mesmo raciocínio: Come para Come, Dieta do guerreiro são alguns exemplos
  • Não é necessário começar fazendo as 8/16 logo de início. Pode começar com 12/12 e ir aumentando/diminuindo as janelas gradativamente.
  • No início, o período do jejum dá fome sim. Mas se ficar firme, em uma semana você já vai estar sentindo pouco até quase nem incomodar mais. Beba bastante água que ajuda.

Se você como eu, se sente escravizado por essa regra de ter que comer constantemente, talvez devesse estudar um pouco sobre JI.

Achou controverso? Aguarde o próximo texto quando eu vou falar sobre o que eu como.

Até amanhã!



Written by Eduardo Elias in 100posts on Thursday, 31 de August de 2017 às 21:27. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus