Acumuladores de hoje

Discos

Dia 37

Existe um programa de TV que mostra pessoas que tem uma espécie de transtorno onde elas acumulam coisas. Elas não conseguem jogar fora praticamente nada e como se não bastasse elas levam coisas que acham na rua pra casa.

Após anos fazendo isso a casa dessas pessoas fica inabitável. As coisas que elas acumulam vão tomando todos os cômodos a ponto de não ser possível se locomover na casa.

Há pouco tempo eu descobri um outro tipo: O acumulador digital. São pessoas que tem o prazer em juntar arquivos digitais. O problema de espaço é bem menos complicado que os acumuladores materiais, mas não deixa de ser um transtorno. O pessoal simplesmente não apaga nada. Desde emails a filmes eles guardam tudo.

O problema deles é que uma hora o espaço acaba. Ai é que começa o problema, ter que comprar vários HDs e ir armazenando as coisas. Não tem como confiar em uma mídia digital, ou seja, não é simplesmente gravar em CDs/DVDs. Nem mesmo em HD externo. É preciso ter backup de tudo. E por isso algo que ocuparia um espaço X, acaba ocupando 2X, 3X por causa das cópias que precisam ser feitas.

Com o tempo o sistema de armazenamento começa a crescer e a pessoa acaba com um pequeno servidor em casa pra conseguir ir armazenando tudo que encontra. Guardar na nuvem não é uma opção nesses casos. A quantidade de arquivos é tão grande que fica muito caro por na nuvem.

Apesar de ser visualmente menos agressivo, os acumuladores digitais parecem ser mais estressados por terem que proteger as informações.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Fri 15 September 2017. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus