As estações do ano... do comércio

Dia 96

O comércio já tem suas datas certas durante o ano. É tudo sincronizado para que as decorações propagandas começam logo que a outra termine.

O ano começa com o Carnaval. Assim que termina o Carnaval, começa as propagandas e decorações de Páscoa.

As propagandas do dia das mães já começam junto com a venda de ovos quebrados e tão logo o domingo passa, aproveitando as cores (vermelhor e rosa) começa o dia dos Namorados.

Como se não bastasse sofrer em filas para levar a mãe para almoçar fora no Domingo, agora é a vez de enfrentar fila pra levar a namorada/esposa/noiva/amante(?). As filas dos motéis ficam incríveis.

Fim do Dia dos Namorados e dia dos Pais começa a bater na porta. De todos, o "Dia dos Pais" deve ser o menos badalado. Bem menos filas, bem menos propaganda. Mas ajuda a se concentrar na data seguinte.

O "Dia das Crianças" é quase um pré-Natal. No Brasil ainda tem o feriado no mesmo dia o que ajuda a se extender para a Semana da Criança.

O detalhe é que o "Dia das Crianças" é no meio de Outubro e só no final de Dezembro tem-se a data seguinte, o Natal. Justamente por isso que, cada vez mais cedo, geralmente no início de Novembro, o Natal começa em decorações e propagandas.

Aos poucos o pessoal vem tentando estimular a comemoração do Halloween justamente para preencher essa distância entre o Dia das Crianças e o Natal.

Ao fim do Natal, temos um rápido "Preparem-se para o Reveillon" e o cíclo se reinicia com o Carnaval de novo.

Todas as datas são comerciais. Todas são estimuladas pelo comércio para tentar vender. Compre o seu "Celular de Carnaval", "Celular de Páscoa", "Celular novo para sua mãe", "Celular para sua amada", "Celular para seu pai", "Celular como presente de Natal".

Só não tem "Celular para seu filho" porque é proibido fazer propaganda pra criança e não tem "Celular das Bruxas" porque ainda estão esquentando... Mas dê tempo ao tempo.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Mon 13 November 2017. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus