Avião: O rápido demorado

Dia 97

Todos sabemos como os aviões encurtaram as distâncias. Viagens que demoravam horas, dias, passaram a demorar horas, minutos.

Uma viagem de carro entre Campinas a Belo Horizonte demora por volta de 6 a 8 horas (dependendo do trânsito) de carro. Sem contar os riscos de acidente.

A mesma viagem de avião, demora apenas 1h, sempre. Com risco bem baixo de acidente.

Não existe risco 0. Mas se houver algo com o avião. Morreu, cabou. Um acidente com um carro pode deixar sequelas bem mais difíceis de conviver.

Mas ai é que está a pegadinha. As 6-8 horas de carro é da hora que você sai (com a flexibilidade de sair, literalmente a hora que quiser) e a hora que chega em casa.

Com o avião é necessário chegar 1h antes do voo. Ou seja, tem que sair por volta de 2h antes pra chegar ao aeroporto a tempo. 1h de voo e então tem que esperar uns 30 min para pegar a mala e mais 1h pra chegar em casa do aeroporto. Total 4h:30m. É menos? É. Mas não menos do que parecia ser. E isso se não houver nenhum atraso do voo. E sem flexibilidade nenhuma de horário. Perdeu o voo? Pode ser que só no dia seguinte.

Claro que quanto mais longa é a viagem, maior a diferença de tempo. Se tem que atravessar o oceano aí nem tem o que comparar.

Sim, viagens são mais rápidas de avião, mas como sempre referenciamos apenas o tempo de voo, esquecemos facilmente o quão cansativo aeroportos, raio-x, e salas de esperas podem tornar o voo "demorados".

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Tuesday, 14 de November de 2017 às 19:36. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus