Salário mínio
Dia 76
O salário mínimo ajuda as pessoas a conseguir um salário digno ou causa desemprego? Vou tentar descrever uma situação em que pode ajudar a responder isso.
Imagina uma empresa que produz algo cujo o custo de mão de obra é 10. A empresa então contrata 5 trabalhadores que produzem 2 cada. A empresa então vende o produto por algum valor acima de 10 e a diferença do preço de venda será o seu lucro.
O governo então vê esse valor absurdo de salário e define um salário mínimo de 5. Agora a empresa tem duas opções:
- aumenta o valor do produto para algo acima de 25 (mesmo que quiser não ter lucro nenhum)
- corta no número de funcionários
As vezes, aumentar o valor do produto não é uma opção. Nesse caso precisamos mandar 3 funcionários embora para o custo retornar a um valor que seja possível manter o preço anterior.
Esse cenário é totalmente hipotético, até porque as pessoas geralmente não produzem a mesma coisa. Um cenário mais possível seria o de termos funcionários produzindo 3, 3, 2, 2, 1.
Com uma definição de salário mínimo para 3, torna 3 funcionários desempregados. O empregador ainda tem que decidir se vai aumentar o valor do produto ou não, mas que sentido tem manter funcionários que produzem menos do que são obrigados a serem pagos? Talvez faça sentido dar um treinamento para os funcionários que produzem 2 para que passem a produzir 3. Mas o empregado que produz 1 provavelmente irá perder o emprego.
Um funcionário pode produzir 1 por vários motivos:
- se formou a pouco tempo
- é muito novo
- pode estar querendo começar em uma nova área
A questão é: qualquer que seja o motivo, ele vai ficar desempregado porque é proibido pagá-lo menos que o mínimo. Ele não tem nem a oportunidade de receber menos e com o tempo ir se capacitando para então chegar no valor que seria o mínimo. É o problema que muitos jovens tem: Como conseguir o primeiro emprego se o primeiro emprego já exige experiência?
O salário mínimo não força o empregador a pagar um valor mínimo ao empregado. Ter um teto mínimo para o salário faz com que pessoas que não produzem esse mínimo não possam trabalhar.
Até amanhã.