Tripé da Fotografia

Dia 54

Do alto do meu vasto (só que não) conhecimento sobre fotografia gostaria de discorrer sobre 3 componentes objetivos para se tirar uma boa foto: ISO, Velocidade do Obturador (VO ou 'S'), Abertura do diafragma/Profundidade de Campo (A). E um componente subjetivo: Composição.

Apesar de todos os 4 componentes serem escolhas subjetivas do fotografo de acordo com o resultado que quer ter, 3 deles (ISO, S e A) são mais técnicos e estão mais ligados com a qualidade da imagem. Já a Composição está ligada a mensagem que se quer passar com a foto.

Qualidade da imagem

A qualidade de uma fotografia está diretamente ligada ao balanceamento do ISO do S e do A.

Esse tripé é tão fortemente relacionados que, geralmente, quando se altera um é necessário compensar pelo menos em um dos outros dois ou nos outros dois também.

O ISO é responsável por inserir ruido na imagem. Quanto mair o valor do ISO, maior o ruído. Quanto maior o ruído, menos luz é necessário para conseguir ver a imagem. Quem já tirou foto a noite, em ambiente com pouca luz já deve ter visto que a fica fica bem granulada.

O S (Velocidade do obturador) influência na quantidade de luz que entra na câmera. É o tempo que o sensor vai ficar exposto a luz quando apertamos o botão para a tirar a foto. Pelo mesmo motivo é ele que vai determinar se o objetivo vai ficar borrado (não confundir com granulado) ou estático na foto. Quanto menor o valor, mais lento o obturador vai demorar pra se fechar, ou seja, mais luz vai entrar, mais clara vai ficar a foto. Maior as chances dos objetos que estão em movimento ficarem borrados. E é claro, que o contrário se aplica. Quanto mais rápido, menor exposição, menos luz, e maior a chance dos objetos em movimentos ficarem parados.

O A (Profundidade de Campo) delimita basicamente quais objetos vão estar em foco na fotografia. Quanto menor o número, menor o campo em que os objetos na fotografia irão ficar em foco.

Mensagem da imagem
A Composição é o mais subjetivo de todos os componentes. É basicamente o que vai aparecer na foto e o como se quer mostrar. Apesar de existir algumas regras gerais (como a regra dos 3 terços) é o olho do fotografo que vai definir o que é onde cada coisa vai se posicionar na foto. A maneira que se posiciona linhas, pontos de luz, cores, etc, é o que vai determinar por exemplo se a foto é interessante ou não.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Monday, 02 de October de 2017 às 21:29. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus