Colaboração do conhecimento

Wikipédia

Dia 34

Projetos como o Wikipédia demonstram como o conhecimento coletivo é poderoso. Pessoas que não se conhecem, com interesses e níveis de conhecimentos diferentes, se juntam de maneira desorganizadamente organizada e produzem um dos maiores repositórios de conhecimento sobre praticamente tudo.

Apesar de ser escrito por pessoas como eu e você, os artigos da Wikipédia não são apenas algo tirado da cabeça de quem os escreve. Os artigos geralmente tem referências às fontes do que está sendo dito e as informações são adicionadas e atualizadas com tanta velocidade que impressiona. Claro que isso está diretamente relacionado com a popularidade do evento. Quanto mais popular é o assunto, mais o artigo ganha atenção, mais pessoas editam, mais atualizado fica e mais preciso o artigo se torna.

A Wikipédia é dividia por línguas. Ou seja, cada língua tem o seu próprio número de artigos e são editadas separadamente. Se um artigo surge em uma língua, cabe aos que entendem aquela língua traduzir para outras línguas. O Wikipédia em inglês, obviamente, tem o maior número de artigos com mais de 5,4 milhões artigos existentes. Enquanto o Wikipédia em Português tem pouco mais 976 mil artigos.

Apenas o número de artigos não está relacionado a popularidade , já que o segundo nesse quesito é o da língua Cebuana, uma língua falada por Filipinos. Mas quando vamos para o número de edições, ou seja, adições, deleções e modificações de texto, Inglês continua líder (906 milhões), seguido por Alemão (173 milhões) e Francês (142 milhões). Português é o nono com 4.4 milhões de edições.

Número de edições não é o mesmo que o número de pessoas que editaram. Eu por exemplo tenho mais de 8 mil edições, no Wikipédia português.

Toda empresa deveria ter uma página Wiki. Uma página interna que os funcionários poderiam colocar as informações relevantes como: Quem é quem, informações de contato relevante, procedimentos da empresa, pulos do gato para os novatos que geralmente ficam perdido quando estão começando na empresa.

Mas e se alguém puser alguma informações errada propositalmente?

Isso é conhecido como vandalismo. E existe bastante. Geralmente os artigos vandalizados são os de temas mais famosos. Ao mesmo tempo, se o artigo é famoso, tem muitas pessoas não-vandalas que estão lá vendo o artigo e podem atuar como "limpadores de vandalismo". Desde que a quantidade de vândalos for menor que os não vândalos, as informações corretas se manterão.

As informações da Wikipédia já se mostraram ser tão confiáveis quanto as melhores enciclopédias, com a vantagem de poder ser atualizado com mais agilidade e com mais informações que qualquer enciclopédia tradicional.

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on terça, 12 de setembro de 2017 às 17:58. Tags: 100tags,

Comments

comments powered by Disqus