Austrália x Irlanda - Transporte Público

Dia 16
Um lembrete: Eu estive em Perth há 10 anos, algumas coisas podem ter mudado.
Os transportes públicos na Austrália(Perth) e Irlanda(Dublin) são razoavelmente bons.
As opções:
- Perth: metrô, ônibus e ferry (que eu nunca usei)
- Dublin: bonde, metrô e ônibus
Eu diria que a qualidade e o conforto são praticamente iguais nas duas cidades. Especialmente o metrô que para padrões Brasileiro é excelente. Nos dois casos o metrô é o de superfície. E serve para se locomover distâncias maiores. Geralmente entre o centro e bairros ou cidades mais distantes. Não existe o metrô subterrâneo como acontece em Paris, Londres ou Nova York.
Não existe trocador, nem roleta nos ônibus. É o próprio motorista quem faz a cobrança. No Brasil, a inexistência de trocador é cada vez mais comum, mas geralmente a roleta ainda está presente.
A pontualidade é outra coisa que chama atenção. Ainda mais pra quem está acostumado ao "o ônibus chega quando ele chegar".
O valor é pago proporcional à distância viajada. Você diz ao motorista onde vai descer e ele te diz quanto vai dar.
- As diferenças
Em Dublin não se aceita dinheiro de papel como pagamento e as moedas tem que ser pagas com o valor exato. Então você escolhe, pagar a mais e reaver o restante depois ou desce. Você paga o valor de acordo com a distância que você vai.
Em Perth é possível pagar com moeda e dinheiro e tem troco se for o caso.
Nos dois é possível usar cartão(a viagem é mais barata se usar), mas só em Perth você pode recarregar seu cartão no ônibus.
Enquanto em Dublin você passa o cartão quando sobe no ônibus, em Perth você passa ao subir e ao descer. É quando você desce que o cálculo da sua tarifa é calculada.
Em Dublin você diz ao motorista onde vai descer e ele te cobra proporcional, mas se você mudar de ideia e resolver descer antes ou depois eu não sei direito como faz pra revalidar.
Em Dublin todos os ônibus tem 2 andares. E tem o Bonde, o famoso Luas (que em Irlandês quer dizer velocidade)
Em Perth, todos os transportes são interligados, ou seja, se você pegar um ônibus e depois um metrô, você tem um desconto. Usar várias linhas seguidamente (de ferry, ônibus ou metrô), você tem desconto. Em Dublin não tem integração.
- Poucas vezes ficam cheio e tem ar condicionado
- Não é que não exista ônibus/metrô/bonde cheio, mas é bem menos frequente. Se você pegar uma linha em horário de pico, um dia chuvoso, vai acontecer, mas nem se compara. Você não vai ver pessoas amassadas nas portas com o trocador gritando o famoso: "Pessoal, vamos dar um passinho pra trás ai!"
Até amanhã.