Confiar na memória

Dia 66

Tudo que somos é uma mistura de nosso jeito de ser com nossas memórias. Já as memórias são registros de nossas experiências. Mas e se a memória for falsa?

Confiar no que lembramos é algo complicado já que uma memória pode ser totalmente falsa. Quanto maior riqueza de detalhes mais confiança temos no que lembramos, mas mesmo assim, como saber se a memória não é falsa.

Reforçar algo que lembramos nos ajuda a confiar cada vez mais na memória. Lembramos de uma rua, e todo dia que passamos na mesma rua, tudo está mais ou menos como lembramos. Mas imagina que você nunca passasse de verdade na rua e apenas lembrasse que "ontem" você passou na rua? Qual a diferença disso e se houvesse apenas a lembrança?

Quanto mais pessoas lembram da mesma coisa, menos dúvidas temos das lembrança e mesmo assim nada garante que o que estamos lembrando é algo real.

Se pensar nisso um pouco, vai chegar a conclusão que talvez nada seja real já que apenas o que está acontecendo nesse exato momento é real. O resto são apenas lembranças e lembranças podem ser falsas.

Pensa um pouco nisso, mas não muito ou vai ficar maluco!

Até amanhã.



Written by Eduardo Elias in 100posts on Sat 14 October 2017. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus