Devo comprar Bitcoin?

Dia 31

Essa é a primeira pergunta que vem a cabeça das pessoas que ouvem falar de Bitcoin e da sua incrível valorização.

Eu tendo a pensar que, se a pessoa tem essa dúvida, a resposta imediata deveria ser não. Mas você deveria procurar entender, se informar.

Bitcoin é uma tecnologia muito nova. Sua característica descentralizada, trás muitas incertezas em um mundo onde estamos muito acostumados com a centralização, especialmente quando se trata de finanças.

Antes de responder a pergunta se deve ou não comprar, você deve se perguntar se sabe o que está comprando. Não precisa ser a fundo. Mas pelo menos ter ideia do básico. Saber quais os riscos envolvidos e, se for o caso, encarar como uma moeda estrangeira que vai te proteger contra a fraqueza da sua.

A valorização não deveria servir como um argumento para comprar, mas um dos fatores a se analisar. Ela dá um sinal que o Bitcoin está segurando o seu valor, a longo prazo, em relação a moeda que você tem no bolso (R$).

Bitcoin é novo e o fator especulação também faz parte, hoje, da sua valorização. Mas quando se coloca anos em perspectiva, fica difícil pensar que seja só especulação.

Assim como todo investimento (apesar de Bitcoin não ser um investimento no sentido restrito da palavra), você deve colocar apenas o dinheiro que pode perder.

Uma coisa é certa: Colocar um dinheiro que você precisa apenas para ter um lucro rápido, não é muito esperto.

Até amanhã!



Written by Eduardo Elias in 100posts on Sat 09 September 2017. Tags: 100posts,

Comments

comments powered by Disqus